13 janeiro 2012

Sexta-Feira 13 = Filme de Terror


Olá,
Supersticiosos de plantão. O mais temido dos dias do ano é hoje, sexta-feira 13.
E como nesse dia todos tem uma mandinga, para ensinar. Não poderia deixá-los de lembra de algumas: não quebrar espelho, não passar embaixo de escadas e, em hipótese alguma, cruzar com um gato preto no caminho.

Mas se você não é nem um supersticioso, então ai vai algumas dicas de alguns clássicos de terror para assistir a meia noite: 

"O massacre da serra elétrica" (1974) 

O diretor Tobe Hooper usou um baixo orçamento de 150 mil dólares para produzir um dos maiores sucessos do gênero. Ele contou a história dos irmãos Sally e Franklin, e um grupo de amigos, que acabam numa casa habitada por canibais, em uma pequena cidade do Texas. Lá, são mortos um a um pelo retardado mental Lether Face um monstro munido de uma moto-serra e máscara feita de couro humano. 
( se a serra é elétrica, como é que ele anda com ela ligada por toda a parte???)

"O Iluminado" (1980) 

O escritor desempregado Jack Torrance (Jack Nicholson) vai com a mulher e o filho pequeno para um hotel vazio, no meio do nada, trabalhar como zelador. Isolado do resto do mundo, por causa da neve, Jack começa a ter visões e se tornar psicopata. Em quase duas horas, o diretor Stanley Kubrick mantém um clima de tensão e suspense, no seu trabalho mais aterrorizante. 

"O Exorcista" (1973) 

A história da pequena Regan Theresa MacNeil (Linda Blair), uma adolescente possuída pelo demônio, choca até hoje. Com a cara cheia de feridas purulentas, voz gutural desferindo blasfêmias e vomitando por toda a parte (fruto do excelente trabalho de maquiagem de Dick Smith), sua única salvação é o padre psiquiatra Damien Karras (Jason Miller). As cenas de exorcismo protagonizadas pela garota (que chega a girar a cabeça em 360 graus, voar e se masturbar com uma cruz) e o padre são o ponto alto desse clássico do terror. 

"Rejeitados pelo Diabo" (2005) 

Em sua segunda incursão pelo cinema, o ex-líder do White Zombie, Rob Zombie, transforma a seqüência de A Casa dos 1000 Corpos em um clássico do gênero. Repleto de referências a O Massacre da Serra Elétrica, o filme mostra a família de degenerados formada pelo capitão Spaulding (Sig Haig), Otis (Bill Moseley) e Baby (Sheri Moon), sendo caçada pelo xerife Wydell (William Forsythe). Uma mistura de road movie com terror, embalada por uma trilha sonora ao melhor estilo de Quentin Tarantino. 

"Halloween" (1978) 

Dirigido por John Carpenter, Halloween é mais um exemplo de filme de baixo orçamento (cerca de 300 mil dólares). A história do psicopata mascarado Michael Myers, que foge do manicômio no dia do Halloween e sai matando geral, é obrigatório na coleção de qualquer fã do gênero. A atriz Jamie Lee Curtis até hoje é lembrada por seu papel como Laura Strodie. 

"O bebê de Rosemary" (1968) 

O jovem casal Guy (John Cassavetes) e Rosemary Woodhouse (Mhttp://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_283023.shtmlia Farrow) é protagonista do thriller satânico de Roman Polanski. A vida deles se transforma a partir do momento em que Guy começa a se envolver com uma seita satânica. Rosemary fica grávida e ao mesmo tempo paranóica. Esse filho teria sido encomendado ao diabo através da seita freqüentada por Guy. Muito suspense e terror psicológico marcam uma das obras-primas de Polanski. 

"Sexta-feira 13" (1980) 

A primeira aparição do assassino Jason Voorhees, serial killer criado pelo diretor Sean S. Cunninghan, é um bom início para quem pretende explorar uma das maiores franquias do cinema de horror. A máscara de hockey usada por Jason é uma das fantasias mais usadas em festas de Halloween, tamanho o sucesso do assassino da pequena Crystal Lake. 

"A Noite dos Mortos Vivos" (1968) 

George Romero conta nesse clássico dos filmes B a fantástica história de um meteorito radiotivo que traz de volta à vida os mortos. A trama, repleta de suspense, compensa a falta de recursos da produção, toda filmada em p&b. O filme ainda inspirou outras produções como Zombie, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos. 

"Audition" (1999) 

O diretor japonês Takashi Miike é campeão no quesito sangueira. Nesse trabalho, ele conta a busca de um empresário japonês por uma nova esposa, realizando uma série de entrevistas bizarras. A escolhida, uma japonesinha com cara de santa, mostra-se uma perversa assassina sadomasoquista. Difícil não se impressionar com as cenas onde ela serra com um cabo de aço os tornozelos de seu querido amado. 

"Pânico" (1996) 

O serial killer mascarado, que persegue a garota Sidney Prescott (Nave Campbell), virou hit na década de 90, inspirando uma série de outros filmes de terror adolescente (Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado e Lenda Urbana), além de virar uma franquia de sucesso. Quem também está em Pânico é a atriz Courtney Cox (a Mônica de Friends), como a repórter Gale Weathers. Fãs mais xiitas de terror torcem o nariz para o filme, mas sua significância para o retorno do gênero nos anos 90 é inegável.

Agora é só escolher um filme, pegar na locadora, chamar alguns amigos e fazer uma pipoquinha.
Boa diversão