21 março 2012

Como cuidar da Sua Orquídea

Ganhei uma orquídea de uma amiga, mas e agora como cuidar? então resolvi pesquisar e colocar aqui para quem como eu também tem ou ganhou e não sabe como manter ela sempre bonita, ai vai algumas dicas...


Para manter ela sempre vistosa e saudável é só utilizar de alguns ingredientes caseiros, como a canela em pó e o sabão de coco, e ficar atento aos sinais que sua plantinha dá.


Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os de barro têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se você for pelos  de plásticos, fique de olho na quantidade de aguá para não encharcar demais a planta.


Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso. 


Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar. 

 Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia. 


Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural. 

Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado. 



O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais. Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas costumam ser necessárias de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na época.

Não siga à risca regras do tipo "um copo de água a cada 2 dias", pois isso não funciona bem! O melhor jeito é testarmos enfiando o dedo no substrato. Cave levemente e sinta a umidade a cada 2 dias. Se ainda estiver úmido, não regue, espere até secar. Regue até que a água comece a escorrer por baixo do vaso. Para elas, é melhor a falta ao excesso de água.

Devemos regá-las de preferência no início da manhã ou final da tarde, evite regar à noite para não deixar as folhas molhadas durante toda à noite.



As minhas são azuis por que colocaram corante na aguá.
E aí gostaram?
Bjokas