28 janeiro 2015

VAI UM LANCHINHO SAUDÁVEL AÍ?

O sanduíche natural é uma ótima opção.


O sanduíche natural tem a fama de ser um dos lanches mais saudáveis. 




De acordo com a nutricionista da Gollden Food Alimentos, Samanta Fachini Tomazoni, para ser considerado saudável, o sanduíche deve ter ingredientes menos calóricos, vitaminas, sais minerais e fibras. "Mas não vale retirar a salada, pois são os vegetais que trazem esses nutrientes", afirma. 


Na hora da escolha do sabor, é importante lembrar que o mais saudável dos sanduíches será sempre o que oferece menores quantidades de gorduras e que possua alguma quantidade de vitaminas e sais minerais. "Entre salame, atum e frango, por exemplo, o ideal seria o atum por conter a menor porção de gorduras e ainda ômega 3. Quem não gosta de peixe deve optar pelo frango (peito desfiado e sem gordura) ou mesmo chester ou blanquet de peru", ensina a nutricionista.
A maionese é um dos ingredientes que aumentam a quantidade de gordura. Uma colher de sopa (12g) possui aproximadamente 40 calorias, quatro gramas de gorduras e três de colesterol – este se deve aos ovos presentes na sua composição. O que mais preocupa, contudo é a quantidade de sódio e conservantes. 



É sempre melhor optar pelo pão integral, ao invés do branco. Para as pessoas que têm intolerância ao glúten, os celíacos, é necessário fazer um pão diferente, para o qual existem várias receitas disponíveis, como as que utilizam amido de milho, fécula de batata, farinha de arroz ou polvilho no lugar da farinha de trigo.

O cálculo das calorias que possui um sanduíche natural é muito variável. Isto depende do tamanho da fatia e tipo do pão, da quantidade de maionese utilizada e do número de fatias principalmente de queijo, que contém gordura. "Geralmente, um sanduíche com apenas queijo, peito de peru, maionese, tomate e alface pode conter mais de 400 calorias".

Para quem pretende optar pelo mais saudável, a receita ideal: pão integral, queijo branco (minas, ricota ou até mesmo tofu), blanquet de peru ou atum em base água, alface, tomate, cenoura e outros vegetais.

Bon Appétit !





Fotos: Reprodução
Fonte: http://www.olaserragaucha.com.br